gallery/citro2ya200

Citros2ya

Os bastidores dos seu 2 CV

Benvindo ao Consultório 2 CV

Autópsia a uma fechadura!

"Tratado de Manutenção de Fechaduras de 2 Cv e Derivados"

From: Paulo Conceição
Subject: Problemas com o manípulo da mala
Date: Wed, 13 Jun 2001 00:50:48 +0100
Na sexta ao abrir a fechadura da mala do meu 2CV algo de estranho aconteceu que me deixou o puxador muito solto e agora tenho imensa dificuldade em abrir/fechar a mala do carro.
Por vezes parece que fica mesmo fechada mas depois a tampa abre com os buracos...
Já apertei um parafuso que existe na parte interior do manípulo mas continua tudo na mesma... espero bem não ter de comprar um manípulo novo.
PAC
2CV '87
OB-13-39
_______________________________________________________________________________
Augusto Águas, respondeu :
Olá Paulo
Para remediar essa situação, terá de ser desmontada toda a fechadura, o que se consegue, desaparafusando o parafuso a que se refere, onde deverá encontrar um retentor rudimentar, em borracha. Depois, sairá pelo lado exterior, o manípulo, uma anilha de alumínio, uma de borracha, uma de nylon (ás vezes !), além de uma mola espiral cónica.
Empurrando a peça quadrada, no topo da qual se encontrava o tal parafuso, sairá o 'miolo' da fechadura, de dentro do manípulo. Verifique se no lado oposto ao parafuso, a peça está partida na bifurcação que serve de batente aos 'segredos' da fechadura. Caso essa peça esteja intacta (suspeito ser esse o s/ problema e essa peça nova, só na $$citroën$$ ), terá de partir para a desmontagem do canhão onde se insere a chave. Tire o pequeno freio que está embebido na peça principal. NÃO O PERCA !!! Nos modelos mais antigos, esta operação é bastante difícil de executar, pois o freio não tem qualquer ponto para extraír. Tire o canhão para fora e verifique a pequena peça cilindrica colocada transversalmente no fundo do buraco do canhão. Pode estar partida. Muitas vezes está presa, mas nesse caso a fechadura torna-se rija de rodar. Se nada estiver partido ou fora do lugar, então LAVE TUDO MUITO BEM, pode ser com gasolina, e torne a montar.
Verifique se o freio ficou a segurar o canhão da chave (Monte primeiro o freio e depois, carregue com firmeza no canhão que senti-lo-á a encaixar. Note que a pequena saliência que existe no topo do canhão da chave, terá de entrar na parte rebaixada da pequena peça cilíndrica transversal.) e lubrifique com algumas gotas de óleo vulgar, antes de enfiar o conjunto, no manípulo, respeitando as duas estrias interiores. Monte no carro e verifique. Informe-nos dos resultados se achar conveniente.
(Este modus operandi, também se aplica ás fechaduras das portas.)
Um abraço
Augusto
_____________________________________________________________
Augusto Brito, respondeu :
viva !
O meu amarelo anda com esse problema desde o inverno... de vez em quando melhora com umas aplicações de óleo de silicone.
Parece que a solução passa por desmontar, limpar e voltar a montar .
tenho uma vaga ideia de que há um 2cv magazine com as instruções necessárias
Se o encontrar posso mandar-te um scan.
bom trabalho
a.
___________________________________________________________
Olá Augusto:
Parabéns pelo "Tratado de Manutenção de Fechaduras 2 Cv e
Derivados".
Um abraço
António Nelas
___________________________________________________________
Amigo AA,
Com tal descrição se eu não conseguir reparar o fecho da mala a culpa é da
minha falta de habilidade.
Estive fora estes dias e ainda não apliquei as suas recomendações, mas
informarei assim que remediar o problema.
Muito obrigado
pac - Lisboa