gallery/citros2ya

Benvindo ao Consultório 2 CV

Cuidado com os dedos !

Caro Augusto Águas
Tenho mais umas questões para si !!!!
Como se conseguem desapertar as porcas de orelhas que servem de afinação ao travão de mão nas dyanes com travões de tambor à frente, principalmente porque já têm bastante ferrugem e estão muito perros?
Para retirar a caixa de velocidades é necessário retirar as porcas acima referidas, ou existe alguma outra maneira de soltar os cabos do travão de mão?
Cumprimentos
Luis Chaves
OB-13-06
______________________________________
Caro Luís
Essas porcas, às vezes, são dificílimas de tirar e até dão umas 'chicotadas' nos dedos quando começamos a desapertá-las e o cabo faz mola e elas voltam para traz súbitamente.
Já há alguns anos, quando os travões de tambor eram o 'pão nosso de cada dia' via-me confrontado frequentemente com esse problema. Assim, confeccionei uma chave própria para esse efeito e que me facilitou muito a vida. Arranje uns cm. de tubo que caiba por fora da porca. Abra um rasgo em que caiba a 'orelha' da porca. Solde um pequeno pedaço de varão em T no topo oposto aos rasgos. Nos modelos mais modernos, a porca, de latão, tem duas orelhas, portanto aí são necessários dois rasgos. (imagem) Ponha um pouco de óleo desgripante na parte roscada do cabo e tente limpar a maior quantidade de rosca possivel. Com essa 'chave' terá mais facilidade em rodar a porca. Cuidado para não a deixar voltar para traz quando sente que o cabo está a enrolar. Caso o cabo não aguente a torsão, trave um pouco, até conseguir inserir um alicate de grifos entre a travessa do chassis e a alavanca do travão onde os cabos entram e aperte o cabo, conseguindo assim que ele não rode. Depois é uma questão de força nos dedos.
Em desespero de causa, tente desligar os cabos nas maxilas (para isso tem de desmontar os tambores e os travões) e tire a caixa deixando os cabos presos ao chassis. Será então mais fácil (ou menos dificil !) desapertar as ditas porcas.
Um abraço
Augusto