gallery/citros2ya

Benvindo ao Consultório 2 CV

O belo adormecido

Nuno Rocha escreveu :
Boa noite !
Aqui vai uma questão prática.
O que é que se deve fazer num carro (2cv é claro) que já está parado, sem
trabalhar há muito tempo?
Claro está que:
>- se deve mudar o óleo;
---------- e o respectivo filtro.
>- "sangrar" travões;
--------- caso no pedal não haja pressão permanente após umas bombadas iniciais, verificar se não estão bloquedos e se após umas bombadas enérgicas, ver se há fugas do fluido, especialmente nas rodas posteriores.
>- comprar uma bateria nova;
>- ...
Agradeco desde já as vossas respostas.
____________________________________________
Augusto Águas, respondeu :
Lavar o filtro de ar com petróleo ou gasolina e embebê-lo em óleo do motor. O óleo no filtro de ar, é uma necessidade absoluta, dado que a esponja que constitui o filtro, só retém as particulas de poeira de maior volume (maioritáriamente sílica, que é muito abrasiva). O óleo retém a poeira mais fina. Basta verificar como o óleo está sujo, quando se procede á próxima lavagem da esponja. Aliás, há que referir que uns 9 em cada 10 2cv que abordo pela primeira vez, vindos de outras oficinas, trazem o filtro completamente seco. Cuidado com isto ! Resta acrescentar que se lerem com atenção o manual de instruções que acompanhava o vosso bicilindro, quando novo, verificarão que a Citroën recomenda este cuidado.
---------- Depois de estar em andamento, lavar o compartimento do motor, a direcção e suspensão o interior das cavas das rodas e também os guarda lamas por dentro, afim de retirar a terra que aí se acumula e vai permitir que a agua projectada pelas rodas aí se mantenha (o elefante azul é óptimo para isso) tendo o cuidado de ter o motor na temperatura de funcionamento, em marcha e estando munido de um spray repelente da humidade. Caso ele pare durante a lavagem e não queira pegar, pulverizar com o spray a bobine de alta tensão, os fios de velas, os terminais das velas por dentro e as velas. Em seguida, tentar o arranque do motor, SEM ACELERAR. Costumam pegar bem após estes cuidados. Depois, mandar proceder à lubrificação da direcção (massa consistente na corrediça da caixa de direcção) e nos quatro copos de lubrificação de origem.
Verificar, enquanto esta lubrificação é feita, se:
- Não entra excesso de massa nas transmissões, para o fole do meio não ficar inchado por excesso de massa
- Nos cavilhões de direcção, a massa sai pelas uniões do braço com o cubo da roda (vou tentar encontrar um desenho para explicar melhor que depois enviarei).
Lavar também o carter do motor por baixo. Estas lavagens ao motor, servem não só para ter um compartimento do motor decente (nem só a pintura e os interiores contam) como também para depois verificar de onde vem alguma eventual fuga de óleo.

NÃO DEIXAR DE VERIFICAR O NÍVEL DA VALVULINA DA CAIXA DE VELOCIDADES, pois a sua ausência é geralmente a causa de grande$ avaria$.

Talvez haja mais a dizer sobre o assunto, mas assim de repente, é o que me ocorre. Seja como for, aqui fica explicada uma maneira possivel para lavar o motor e 'arredores', para podermos levantar o capot sem fazer má figura !
E também ficou a observação sobre os filtros d'ar dado que me espanta como há mecânicos que são tomados como especialistas nos 2cv e não tomam este cuidado, o que tem a médio ou longo prazo resultados desastrosos.
Disponha sempre
Um abraço
Augusto
______________________________________________
alkaiser respondeu:
Magnifico resumen Augusto!
Com licença, faria uma adiçao. Um pouco de óleo nos buracos das velas, primeiras voltas do motor com a manivela, velas nos seus emprazamentos, e... a pegar. Quan maravilhosa fumeira !
_________________________________________________
Obrigado Cesar
Tens razão, faltou-me esse pormenor que é bem importante. Adiciona sempre.
E julgava eu que a 'maravilhosa fumeira' não tinha mais admiradores !
Um abraço especial para ti
Augusto
____________________________________________
Pedro Domingos escreveu:
Não querendo fazer-me passar por "sabichão", penso que haverá de complementar alguns dos pontos abaixo referidos (até pela minha experiencia recente:
Motor:
- Mudar o oleo
- (verificar nivel da caixa)
- (limpar e afinar platinados)
- (limpar minimamente o carburador)
Travões:
- Sangrar
- (é importante também a verificação de que toda a parte hidraulica está em perfeitas condições; bomba central, bombas da frente e bombitos de trás)

NOTA: comprei o meu SI-73-37 vai para três anos e sempre notei o carro muito preso; com a experiencia e curiosidade cheguei à conclusão de que a bomba central tinha levado outro oleo (Tive de mudar a bomba), os bombitos de trás estavam presos (tem de levar calços novos, pois com as minha andanças
foram-se gastando (anormalmente)
Também não sai muito caro se lhe mudarmos o oleo dos travões!
Bateria
Depende do tempo que a bateria tenha
Eu, pus um Mehari a andar depois de ter estado +/- 18 meses parado ao sol e chuva e mesmo assim a bateria c/ dois anos ainda se recuperou!
Sem mais,
Um Abração BIIcavalist@
Pedro Domingos
SI-73-37
2cv +ocidental
__________________________________________
Afinal, tinha-me esquecido de mais algumas coisas...
Obrigado Pedro